Classificações Individuais
Desde 1991 que os columbófilos portugueses têm conquistado inúmeros títulos olímpicos, europeus, latino - americanos e ibéricos subindo com regularidade aos vários lugares do pódio.
A columbofilia é uma das modalidades desportivas com maior palmarés desportivo e que mais medalhas tem conquistado nas grandes competições internacionais.
A nível nacional, a FPC organiza anualmente em conjunto com as Associações e Colectividades, cerca de 500 provas, nas especialidades de velocidade (150 a 300 Km), meio-fundo (301 a 500 Km), fundo (501 a 800 Km) e grande-fundo (mais de 801 Km); 40 exposições locais, 14 exposições distritais/regionais e 1 Exposição Nacional.
Os pombos são transportados em camiões com estruturas especialmente adaptadas a este fim.
Cerca de 70 camiões, com uma capacidade de transporte individual até aos 10.000 pombos, percorrem semanalmente a Península Ibérica.
Para além destas, a Federação Portuguesa de Columbofilia organiza os campeonatos nacionais e, com periodicidade anual, uma ou duas provas Clássicas Nacionais.
13- PROJECTOS E ACÇÕES COMPLEMENTARES À ACTIVIDADE DESPORTIVA
13.1. COLUMBOFILIA JUVENIL
Este programa / Projecto foi iniciado à cerca de 15 anos e consta da criação de núcleos columbófilos em escolas, jardins de infância centros de recuperação de tóxico - dependentes e outras instituições de carácter social. A colaboração dos pais, professores, alunos e funcionários neste projecto tem sido exemplar, mostrando que o pombo-correio e a Columbofilia poderão desempenhar um importante papel de integração social. |